quarta-feira, 22 de junho de 2011

Produtos light x diet entenda as diferenças!

Bom dia! Gente, segue uma materia bacana sobre produtos Diet e light, entendendo as diferenças! beijos!!

Você sabe a diferença entre um alimentoDiet e Light? Entender essas diferenças são fundamentais para pacientes diabéticos, pré-diabéticos, pessoas que estão em tratamento de emagrecimento e mesmo para pessoas que querem manter o seu peso. Nesse artigo vamos ver quais são elas.
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Diet: São produtos que há eliminação de um ou mais ingredientes da fórmula original, ou seja, são aqueles cuja composição atende às necessidades físicas, metabólicas, fisiológicas e/ou doenças específicas. Por isso, um alimento Dietnão significa necessariamente que tenha menos calorias. Nesses casos estão incluídas as dietas com restrição de açúcar, sal, colesterol, gorduras, proteínas, glúten, entre outras. São indicados para pessoas que tenham restrição de consumo de algum ingrediente, como por exemplo, pessoas diabéticas que não podem ingerir açúcar, e os hipertensos que não devem comsumir muito sal. Produtos diet que excluem sacarose podem ter compensações de gorduras para conservar sua consistência e sabor, como os chocolates, que aumentam muito sua densidade calórica quando comparados aos não-dietéticos. Outros podem excluir sacarose (açúcar refinado), mas substituí-la por frutose, também capaz de aumentar as calorias da alimentação diária do diabético, como por exemplo as geléias dietéticas, principalmente as importadas. Frutas desidratadas deverm ser consumidas em quantidades moderadas, primeiro porque possuem frutose, que favorece o aumento rápido da glicemia; segundo porque o processo de desidratação, por diminuir o volume das frutas, aumenta seu consumo. Os carboidratos estão presentes em cerca de 60%, na maioria dos achocolatados diets.
Produtos diet produzidos no Brasil podem apresentar no rótulo das embalagens as seguintes expressões: “sem”, “zero”, “não contém”, “não possuem”, etc.
light
Light: Nos alimentos Light há redução mínima de 25% na quantidade total de um ou mais ingredientes, o que não significa que um alimento light tenha mais calorias que o diet, já que depende de qual nutriente teve sua quantidade diminuida, por exemplo, açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio comparados com o produto tradicional ou similar de marcas diferentes.  No caso do Sódio, por exemplo, no que se refere ao valor calórico, que é no caso mais comum, o valor total da redução dever ser, no minimo, de 40 calorias para cada 200g de alimento e para os líquidos no mínimo 20 calorias para cada 100ml. O alimento light é recomendado para pessoas que querem perder peso (emagrecer).
Pães, biscoitos e outras massas, tanto diets quanto lights, apesar de estamparem no rótulo a ausência de açúcar, acrescentam calorias à dieta. Ou seja, esses alimentos são mais seguros para diabéticos quando contêm fibras. O produto no qual o alimento é comparado deve ser indicado no rótulo.
Portanto, com a retirada ou redução de algum nutriente, o alimento pode apresentar uma diminuição de calorias, e os consumidores que desejam emagrecer deve estar atento à tabela nutricional dos alimentos, que é obrigatória para estes produtos, e verificar se essa redução é significativa e justificativa para a substituição do alimentos convencional pelo diet ou light, que contumam ser mais caros que os convencionais.
Lembre-se, estar sempre atento ao rótulo do alimentos, e sempre que necessário, procure um Nutricionista para esclarecer suas dúvidas.
Fonte:  ANutricionista.Com - Bianca Dena Alvarez - CRN8 6797 - Nutricionista em Maringá.

10 comentários:

Gica disse...

Oi, Rê!
Muito boa a matéria!! Bom pra esclarecer as dúvidas!
Super beijo pra você!
E força aí nos seus objetivos =)

PAULA MINÉO disse...

oie
depois do sumiço voltei... rs

bjs
bom feriado!!!

Joanna disse...

Ei!
adorei a materia!!!
bjos e otimo feriado!

Marjorie disse...

Adorei a Matéria, RÊ!
E obrigada pelas dicas com a Cãimbra... Já to saindo pro mercado comprar banana!! o/
Beijinhos

Tassi Patinha Feia disse...

Boa Tarde Amiga
Ótima matéria muito expplicativa e super clara. Adorei.
Uma linda quarta, grande beijo e fique com Deus

Rafa disse...

gostei da matéria..hj em dia quase nao compro coisas diets..somente light msm.
outro dia vi uma barrinha de chocolate branco diet com a msm caloria do choco normal, a diferença era que o diet tinha muito mais sódio..então ao inves de valer a pena..piora a situação.

bjs

Lucy Britto disse...

Bem eu convivo com isso há um tempo já minha mãe é diabética a 30 anos e ha muito tempo estamos sempre as voltas com alimentos assim grande bj...

Rosemeire Aloy disse...

Bom feriado
Mil bjus
www.cantinhodimulher.blogspot.com

Bárbara Barão disse...

Uauuuu amei o post, super interessante...

Bjinxxxxxxxxx

@todaenfeitada
www.todaenfeitada.com

Dani Almeida disse...

Olá Rê,

Temos que ficar atentas às informações nutricionais das embalagens para não comprar gato por lebre, pois os diets/lights muitas vezes nos enganam né mesmo!

Beijos e excelente feriado