sexta-feira, 6 de maio de 2011

#Boatos. Problemas das redes sociais!


fotos: Correria em Recife após cheia de 1975, o primeiro boato que a barragem de tapacurá havia estourado. Foto 2: Ilha do retiro durante a cheia de 1975 (estadio do sport clube do recife) Fonte: google.com





Em 1975, houve uma grande cheia no estado de Pernambuco, e a maior cheia que a capital já presenciou. Foram mais de 150 mil desabrigado. (A cheia ano passado, uma das maiores tb, deixou 18 mil desabrigados) A desse ano, no interior, já deixa cerca de 12 mil desabrigados. Em 1975, a situação foi bastante caótica, não apenas pela cheia em si, mas porque após a cheia, se espalhou uma noticia que a barragem tapacurá, localizada no municipio de são lorenço da mata (prox a capital Recife) havia estourado. Gente, após uma situação traumatizante, claro que o estado seria de calamidade publica. (veja foto acima, desespero das pessoas). Sim, meus pais relatam como se fosse hoje: pessoas ajoelhadas chorando, pedindo a Deus misericórdia, pessoas se derrubando, desmaiando, etc. O boato do tapacurá se espalhou, e muitos pensavam: Ah, se tivesse acesso a internet, veriam que era tudo boato... Será mesmo?

Recife, 05/05/2011 - 10:00 da manhã: Mainha - renata manda teu pai ligar pra mim que me disseram que tem alguma coisa acontecendo na barragem de tapacurá.
12:00 da tarde: Boato ainda adormecido. pessoas buscando informações. Na internet, começa uma onda de boatos, principalmente no twitter, atualizado todo tempo: #tapacuráestourou
16:00: colégios, trabalhos, faculdades, shopping, todos fechando as portas. O caos começa. Recife fica intransitável por cerca de 3 horas. Todo canto tinha transito, e muita gente (as que, claro, não ouviam só os boatos, mas também buscavam a explicação das coisas) tentando divulgar na internet: Fiquem onde estão e esperem a chuva passar. Tapacurá está ok. Mas, já era tarde demais, a grande maioria já estava em meio ao caos.
Agora me diz, onde tudo começou? Este é o problema do mau uso das redes sociais. Esquecemos que tudo que dizemos pode causar grande pânico, principalmente em meios a tantas catastrofes e feridas que nunca fecham. O medo nesse caso, sempre é maior que a razão.

E foi assim, que em Recife foi desperdiçado um lindo dia de sol, por muitos boatos. Mas Deus é tão bom que mandou outro hoje pra compensar o de ontem :)

Fatos: Devido a maré alta, alguns canais de Recife transbordaram, e o aviso foi: Alerta aos canais pois podem elevar seus niveis. Alguns lugares apresentaram alagamentos, e foram evitados. Mas, não foi porque a barragem estourou, apenas porque está chovendo demais esses dias e os rios já estão cheios, e com a maré alta piorou tudo.

Sobre a RA: ontem o dia não estragou completamente minha RA até fui no mercado aqui perto comprar coisinhas. Comprei leites desnatado, ricota, pão light, club social... essas coisas que eu adoro :P
Beijo a todos, desculpa o post longo!!

7 comentários:

Giovana disse...

é muita sacanagem passar informações erradas a uma população inteira fragilizada...querida...bjos e um ótimo fim de semana

disse...

oi linda, obrigado pela visita lá em casa. apareça sempre.
tô te seguindo também e estarei sempre por aqui.
beijiiim

Joanna disse...

Ei!
nossa! é sacanagem e falta de respeito isso, hein?!
otimo final de semana!!
bjos

RAFAELA O. SAHIB disse...

Re, que horrivel, as pessoas tem q tomar cuidado com o que escrevem.
Fica firme na Ra e otimo fim de semana.
bjssssss

Unknown disse...

Espero que tudo fique bem e não tenha maior sustos amiga. Um beijo grande

Talita Oliveira disse...

Nem tudo que é divulgado aconteceu daquele jeito que foi dito. Isso é #Fato e pelo visto sempre presente. E que bom que fez as comprinhas! adoro o dia das compras saudáveis!

bjs

Em Busca da Felicidade disse...

oie minah linda, vim lhe desejar um maravilhoso sábado bjs no ♥